A unidade escolar deve revelar o estilo do gestor como condutor da orquestra.
Esse estilo é como fio condutor do trabalho, porém não significa dizer que seja um estilo prepotente ou mesmo autocrático, mas uma voz que representa toda diversidade de vozes do conselho escolar. Assim como o maestro busca tirar o som afinado dos instrumentos, timbrando entre si, é o gestor que lapida o grupo para juntos executarem com qualidade, a música da educação.
O gestor é a pessoa que dá o andamento da canção, ou seja, a última palavra com discernimento e segurança na condução da unidade escolar. Sua relação deve ser de respeito e cordialidade com o grupo subordinado, os fazendo entender que está na posição de zelador para que o texto legal se cumpra no quotidiano escolar, daí a necessidade de atualização constante e formação continuada para continuar exercendo com fidedignidade o seu honroso papel.
Com a postura exemplar na condução da equipe, aos poucos a relação com o grupo vai deixando de ser vertical na sua essência, para se estabelecer a horizontalidade do diálogo. É no exercício criterioso dos seus papéis que a cultura escolar vai se delineando e consolidando na sociedade.
A escola é um aparelho social que tem como foco a formação do indivíduo, sendo o aluno a razão da sua existência. O prédio escolar foi criado para atender estudantes e ofertar educação de qualidade que é um direito previsto em lei. O gestor é o braço forte que conduz o leme em segurança. Cai sobre ele a responsabilidade de manter tudo funcionando a contento e para isso escuta a todos, da criança, passando pelos professores, pais e responsáveis. O gestor escolar democrático oportuniza a fala, mas não acata a todas, uma vez que tem a visão do todo, dos desdobramentos e a experiência em entender o que seja melhor para a instituição.
Seu dia é repleto de tomadas de decisões, das simples às complexas, mas em todas deve demonstrar importância e interesse. O gestor é a pessoa sensível ao choro da criança, ao incômodo do professor, a insegurança do responsável, assim como deve perceber na inspiração quando um vento diferente está porvir. Não se nasce gestor, se faz gestor! Estamos aqui para contribuir para que a sua formação continuada seja rica e produza bons frutos! Bom trabalho!