No dia a dia as múltiplas atividades nos levam a ficar a maior parte do tempo encerrados numa sala
na frente do computador dando prosseguimento ao administrativo para que a instituição caminhe. É um trabalho invisível, mas que quando deixa de ser feito aparece imediatamente.
Diante de tais exigências, muitas vezes descuidamos dos aspectos relacionais e isso inclui fitar nossas crianças nos olhos, contemplar a queda do primeiro dentinho, o lindo laço de fita e os óculos escuro que utilizam para chegar na escola num visual incrível.
O tempo passa muito rápido e se não priorizarmos um pedacinho do nosso dia em mantermos contato com nossos estudantes, sem que percebamos perderemos a essência da escola. O gestor escolar tem um espectro de afazeres muito amplos, entretanto, o tempo dos alunos na unidade escolar é restrito, o que nos sinaliza uma gestão também do tempo.
Muitas vezes as crianças menores não conhecem o diretor por não entenderem o que faz o diretor, mas o denominam de tio do portão, quando este está presente na entrada, a coordenadora ou tia da música como sou chamada, porque frequentemente substituo docentes e levo o meu violão para a sala de aula, ou mesmo a diretora adjunta que por trabalhar com horta e plantar mudas com as crianças seja chamada de tia da horta.
As crianças não entendem o que significa cargo ou função, mas pra elas a representatividade se dá pela relação estreita que se tem com elas. Abrir espaço na agenda para o convívio com os alunos é participar do seu crescimento e da construção das suas memórias.
Gestor, a razão da escola existir é o estudante. Ele é o ator principal. Aproveite para formar vínculos de afeto com sua garotada!