Nos dias de hoje, em que os estudantes se tornam autônomos cada vez mais cedo,
o gestor escolar deve trazer esse componente importante para discussão do projeto anual escolar, pois não cabe somente ao corpo docente discutir e desenvolver estratégias de atuação, mas trazer o aluno e suas contribuições para a conversa.
As crianças no ensino fundamental primeiro segmento já constroem opinião acerca do vivido e do que podem experimentar. Cabe-nos inseri-las como fazedores de cultura e não somente receptores de conteúdo. É este aluno que vai motivar os demais, criar hipóteses e contribuir na construção de saberes.
Enquanto crianças, devem ser estimuladas a interagir com a comunidade, ampliar o olhar para fora da sala de aula e no seu entorno, ou seja, participar de atividades que desenvolvam uma responsabilidade social e isso aflora quando a escola como fonte do conhecimento estabelecido propõe atividades que façam pensar e gerem ações significativas.
Nos dias atuais, a escola precisa fazer sentido para o estudante, que cada vez mais se encontra com pés na sala de aula, mas a cabeça no mundo virtual. Precisamos, como gestores, propor aos professores que desenhem em seus planejamentos projetos engajadores, que mantenham as mentes ativas e produtivas, para tanto não há como se furtar da tecnologia, pois esse é o meio e o mundo que se relacionam.
Com a tecnologia os tempos são trazidos ao mesmo momento. O passado é presente e o futuro também, pois com a internet visitamos os fatos históricos e interagimos com as descobertas que ontem seriam o futuro. É como se os três tempos fossem expressos no presente. Essa velocidade com que a informação chega até nós reorganiza o tempo e incide no tempo escolar. Então, se a onda é essa, não vamos morrer na praia...
A alternativa que o gestor tem é surfar esperando chegar inteiro e mais fortalecido no final da jornada. A onda é o desconhecido que nos deparamos todos os dias. Mas quem disse que o humano é previsível? O gestor escolar deve ser a pessoa que tem coragem de mudar e criar novas estratégias, sem medo de errar, pois o erro é uma das possibilidades da hipótese. Avante!